EQUIPO DE TRABAJO
Johanna P. Ureña
Geógrafa com especialização em gestão de riscos de desastres, gênero interseccional e urbanismo feminista. Atualmente, está cursando um Mestrado em Direitos Humanos com foco em Gênero e possui conhecimentos adicionais em economia geográfica com perspectiva de gênero. Johanna prestou suporte técnico para a implementação de estratégias relacionadas à Gestão Integrada de Riscos de Desastres e abordagem de gênero, e trabalhou em processos de consultoria regional na América Central. Atualmente, ela está envolvida em pesquisa relacionada a projetos de Gestão Integrada de Riscos de Desastres e perspectiva de gênero com o Banco Mundial e a Organização de Bombeiros Americanos -Organización de Bomberos Americanos-. As habilidades de Johanna também incluem um forte conhecimento em comunicação estratégica com perspectiva feminista.
Constanza Schmipp
Cientista política especializada em Redução de Risco de Desastres e Desenvolvimento Local Sustentável. Atualmente, está escrevendo sua tese de mestrado em Gênero, Sociedade e Política. Com vasta experiência no desenvolvimento de políticas públicas e na formulação de cenários estratégicos relacionados à gestão de riscos de desastres e desenvolvimento de projetos, ela tem um histórico comprovado na identificação de alianças para o fortalecimento institucional e na promoção de ações para articular os objetivos de organizações não governamentais, entidades nacionais e internacionais em países da América Central. Constanza trabalhou como membro da equipe técnica do Grupo Banco Mundial, contribuindo para o desenvolvimento da Política Nacional de Gestão de Riscos de Desastres em 2022. Desde 2020, ela tem sido membro integral das equipes técnicas do Banco Mundial, trabalhando para promover a inclusão de gênero em operações em Honduras, República Dominicana, Panamá e Costa Rica. Sua experiência está nas áreas de gestão de risco de desastres, desenvolvimento de políticas públicas, fortalecimento institucional e promoção da igualdade de gênero.
Natalia Víquez Valerio
Geógrafa e cartógrafa com experiência em gestão de riscos de desastres, cartografia social e métodos participativos, sistemas de gestão de informações geográficas e organização de banco de dados. Ela tem experiência e habilidades para trabalho em equipe, trabalho com comunidades rurais e organização. Através de sua formação acadêmica, ela teve a oportunidade de fazer parte de diferentes equipes de trabalho e pesquisa em temas relacionados a territórios indígenas, gestão de bacias hidrográficas, gestão territorial, entre outros. Natalia fez parte de processos de trabalho em equipe para o suporte técnico em processos de consultoria internacional para o desenvolvimento de políticas, planos e projetos de gestão de riscos de desastres, como a aplicação do índice de governança de políticas públicas em vários países da América Latina, a atualização do curso de treinamento para países africanos e latino-americanos em gestão local de riscos e o desenvolvimento de ações de recuperação e construção de resiliência. Ela também tem experiência em projetar módulos e pacotes de treinamento especializados usando plataformas visuais para treinamento em gestão de riscos de desastres.